quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Uma pequena cidade fantasma nas Maldivas embaixo do mar, terceiro lugar para mergulho

Melhor embarcação naufragada para amantes de águas quentes



Naufrágio de Kuda Giri nas Maldivas
© Alex Voyer

Onde: Navio Kuda Giri, Atol South Male, Maldivas
Porque: Dá para nadar ao lado dos seus amigos
Fator perigo: 3/10
"É como se fosse uma pequena cidade fantasma", comenta Alex Voyer, instrutor de mergulho livre há mais de uma década. O Kuda Giri possui 31 metros de comprimento e está localizado no Atol South Male, nas Maldivas. "Eu adoro esse naufrágio porque eu consigo imaginar todas as pessoas a bordo dele no passado".
O Alex gosta deste lugar particularmente por motivos que outros mergulhadores-livres também iriam gostar: a temperatura da água fica, em média, na casa dos 28ºC, cuja visibilidade de 15 metros é perfeita para uma boa foto. Tubarões galha-branca-do-oceano, peixes barracuda, tartarugas e peixes vidrados são comuns na região. "Com toda esta vida marinha, a embarcação ganha uma nova vida", diz Alex, em tom esperançoso.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Cristo do Abismo, o segundo lugar para praticar o mergulho livre

Atração subaquática mais acessível do mundo



Mergulhador faz uma homenagem ao Cristo do Abismo
© Julie Gautier

Onde: Cristo do Abismo, na Riviera italiana, Portofino
Porque: Onde é possível combinar o esporte e a devoção religiosa
Fator perigo: 1/10
Essa água é benta: o Cristo do Abismo presta uma homenagem a Dario Gonzatti, o primeiro italiano que, em 1947, perdeu a vida por conta do mergulho com tanque de oxigênio. Desde então, a figura divina passou a representar também todas as vidas que foram tomadas pelo mar.
"Estar na frente da estátua é realmente impressionante", comenta Guillaume Néry, o mergulhador da imagem acima. "É possível vê-la desde a superfície e a estátua está a apenas 10-15 metros de profundidade, algo realizável para qualquer um".

terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Lugares incríveis do planeta para realizar mergulho livre

Respire fundo, vista os pés de pato e mergulhe em navios naufragados, buracos azuis e até mesmo para debaixo do gelo antártico
O mergulho livre é o encontro da meditação com a resistência. É preciso clarear a mente antes de entrar num mundo que lhe impede de respirar. Mas, uma vez ultrapassado este primeiro desafio, prepare-se para se maravilhar com as belezas deste misterioso universo azul. Aqui, você poderá nadar ao lado de orcas, arraias e tubarões brancos, além de explorar antigas embarcações naufragadas que testarão o seu limite e paz de espírito.

Hoje começaremos a listar os melhores lugares , confira nas próximas semana mais seis lugares fantásticos para mergulho.

1. O destino menos provável para uma viagem de mergulho



Esta plataforma petrolífera é o lar da fauna marinha local
© D.J. Struntz

Onde: Plataformas petrolíferas no Golfo do México
Porque: Vida marinha incrível
Fator perigo: 10/10
"Qualquer estrutura no oceano é um imã para a vida marinha", comenta D.J. Struntz, fotógrafo da Riffe International. "Basta encontrar uma árvore boiando e a vida que terá ao redor dela será imensa, assim como a quantidade de peixes maiores que caçam peixes menores em busca de alimento".
As plataformas petrolíferas do Golfo do México, com seu labirinto de canos e válvulas, podem ser o lar perfeito para os peixes mas é um perigo para o bicho homem. "É preciso estar especialmente preparado para se sentir confortável num mergulho neste ambiente", comenta Struntz, com propriedade. Afinal, ele já encarou tubarões-tigres cara a cara. "Não é um lugar adequado para um mergulhador mediano", conclui.

sábado, 2 de fevereiro de 2019

Divirta-se nas melhores dunas na Namíbia, Swakopmund

Swakopmund



Um voo de parapente na Namíbia é de tirar o fôlego
© Fabian Equey

Onde: Namíbia
Quando: Em qualquer época do ano
Porquê: Divirta-se nas melhores dunas da África
O deserto encontra o oceano nesta cidade na costa da Namíbia, oferecendo um grande número de atividades cheias de adrenalinas.




Lena Erdil destruindo na Namíbia
© Red Bull Content Pool

As dunas são perfeitas para andar de bugre ou com um sandboard, o oceano é perfeito para uns mergulhos no paraíso e, para aqueles que preferem aventuras aéreas, tem paraquedismo e parapente na costa espetacularmente virgem.