sexta-feira, 29 de março de 2019

Mergulhe num avião naufragado



Este avião se encontra sob águas inglesas
© Daan Verhoeven

Onde: Na divisa entre a Inglaterra e o País de Gales
Porque: Porque é legal, oras.
Fator perigo: 8/10
"Você tem que ignorar aquele instinto animal que vai gritar para você, dizendo que o fato de haver um teto na sua cabeça a mais de 27 metros de profundidade é algo insano", diz Daan Verhoeven sobre o avião naufragado na costa de Chepstow, no País de Gales. "A água estava a 10ºC, é escuro lá dentro e não dá para ver a superfície lá de baixo caso algo dê errado".
"A única coisa pela qual eu não estava preparado aconteceu", diz Daan, que acabou se ferindo com o ferro velho cheio de micróbios de uma das pequenas portinholas de entrada e saída. Em seguida, ele viu o seu parceiro de mergulho, Tim Money, ficar preso num corredor super estreito.
"O Tim não entrou em pânico. Ao invés disso, ele foi virando os pés de pato dele devagarinho na vertical", diz Daan. "Não é uma viagem para os corações fracos", conclui.

segunda-feira, 18 de março de 2019

Egito e um mar de se apaixonar

O melhor lugar para se apaixonar pelo mar



Em direção ao céu subaquático
© Jacques de Vos

Onde: Dahab, Egito
Porque: Onde todos os mergulhadores livres ficam maravilhados com o brilho misterioso do fundo do oceano
Fator perigo: 7/10
"É como se fosse a luz da esperança", diz Daan Verhoeven sobre a luz azul radiante do mar de Dahab – um dos locais mais populares no planeta para a prática do mergulho livre. Ainda mais: "eu me senti puxado para fora da realidade e nadei em direção ao fundo, mas numa fração de segundo a realidade me trouxe de volta à consciência".
Esta tentação de ir sempre mais fundo é um dos principais motivos nos quais existem regras neste esporte, notadamente a regra número 1: nunca mergulhar sozinho. De acordo com Daan: "Você precisa de muitos amigos". Uma placa no local indica o número de mergulhadores que não seguiram este conselho – mas, para sermos honestos, a grande maioria foram mergulhadores com tanques de oxigênio que foram longe demais.

quinta-feira, 14 de março de 2019

Mergulho com a vida marinha na Antártida

Melhor lugar de encontro com a vida marinha



Mergulho livre na Antártida
© Alex Voyer

Onde: Antártida
Porque: Se você é do tipo que gosta de ver grandes animais selvagens por perto e não se importa com o frio
Fator perigo: 9/10
"Foi a aventura aquática mais incrível que eu já vivi", diz o mergulhador Alex Voyer sobre sua viagem à Antártida. O capitão do navio o aconselhou a não nadar com os predadores, que incluem as focas-leopardo acima. Mas ele não deu ouvidos ao homem.
Mais tarde, uma série de baleias-jubarte apareceram naquela água a módicos 0ºC. E quanto ao frio? "Mesmo depois de horas nadando, você se esquece de tudo ao ficar do lado de uma baleia-jubarte".

quarta-feira, 6 de março de 2019

Em Bahamas você pode desfrutar do melhor mergulho natural e profundo do mundo

Melhor lugar do mundo para um mergulho profundo natural



Voando em direção ao fundo
© Daan Verhoeven

Onde: Dean's Blue Hole, Long Islands, Bahamas
Porque: Maior buraco azul do planeta
Fator perigo: 3/10
Aqui é onde vêm os atletas que querem estabelecer um novo recorde mundial: o buraco azul "Dean's Blue Hole" se estende a 202 metros abaixo da superfície, oferecendo muito (mas muito) espaço àqueles que desejam atualizar a definição de "impossível" no dicionário. Foi onde William Trubridge estabeleceu diversos recordes mundiais e onde hoje abriga a competição anual de mergulho Suunto Vertical Blue.
"Aqui tem a reputação do melhor lugar para o mergulho livre em todo o planeta", diz William. "É fundo, quente, com águas calmas e literalmente a poucos passos da praia, perfeito para aqueles que queiram estabelecer recordes nacionais e mundiais".

sexta-feira, 1 de março de 2019

Mais profunda piscina do mundo na Bélgica, para a prática do mergulho livre

A melhor (e mais profunda) piscina do mundo



Procurando Nemo
© Daan Verhoeven

Onde: Nemo 33 em Bruxelas, Bélgica
Porque: Local perfeito para o treino, com água cristalina a 33ºC todos os dias do ano
Fator perigo: 2/10
"Dá para descrever a vertigem como o medo de altura ou o desejo pelo profundo", comenta o instrutor de paraquedismo e fotógrafo Daan Verhoeven. "Queda-livre, aqui você se entrega a este desejo".
No entanto, não é preciso voar para satisfazer esse sonho. Seja na Nemo 33, na Bélgica, e seus incríveis 34,5 metros de profundidade ou em outras plataformas menores, não há lugar mais sereno para sentir a mais pura liberdade do que debaixo d'água.
"Ainda que vestir uma sunga não seja algo visualmente atrativo, ela te permite experimentar a sensação de queda livre em todo o seu corpo – algo realmente prazeroso".