sexta-feira, 20 de julho de 2018

Considerada a Capital Nacional do Trekking, na Argentina, El Chaltén

Considera a Capital Nacional do Trekking, na Argentina, El Chaltén oferece algumas das mais belas trilhas da Patagônia

Foto: 12019 / Pixabay
O pequeno povoado de El Chaltén está rodeado por algumas das mais belas (e cobiçadas) montanhas da Patagônia argentina. O vilarejo é o ponto mais próxima para explorar as belezas cênicas do Monte Fitz Roy e do Cerro Torre, uma das montanhas mais altas dessa região inóspita da Patagônia. Além disso, outras atrações como glaciares, cachoeiras, mirantes e lagoas, estão entre os cenários mais impressionantes do destino.
A 220 km de El Calafate, o destino possuí poucas ruas e menor infraestrutura que outros destinos famosos da Patagônia, como Ushuaia, Calafate e Puerto Natales, mas é possível encontrar ótimos hotéis e restaurantes que oferecem conforto e ótimas experiências para quem visita El Chaltén. A Av San Martín tem pouco menos de 1 km de extensão e concentra uma boa parte das opções de hospedagens, agências de turismo e do comércio local. O grande diferencial de El Chaltén, é que todas as atrações possuem trilhas bem demarcadas, possibilitando o acesso as inúmeras atrações de forma autônoma.
No verão, El Chaltén chega ao seu ápice de movimentação. Todas as ruas e trilhas do destino estão enxurradas de aventureiros e escaladores de todas as partes do mundo, que buscam chegar o mais próximo do fascinante Fitz Roy. O destino está localizado dentro do Parque Nacional dos Glaciares e oferece mais de 12 trilhas com diferentes níveis de dificuldade, que dão acesso a paisagens deslumbrantes. E o melhor, tudo bem próximo do centrinho de El Chaltén. Para se ter uma ideia é possível chegar a base do Cerro Fitz Roy caminhando apenas 10 km, em um percurso de aproximadamente 4 horas de duração. As atrações mais distantes estão próximas da Reserva Provincial Lago del Desierto, distante a 37 km, mas que podem ser acessada a poucos minutos por veículos através da Ruta 41. O grande destaque da reserva são as navegações realizadas no Lago del Desierto e o Glaciar Huemul, um dos mais impressionantes da região.
Os maios aventureiros podem fazer um trekking de 4 dias passando pelas principais atrações do Parque Nacional los Glaciares no Circuito Huemul. Quem decide se aventurar nessa trilha de nível alto é contemplado com os cenários inteiramente brancos do Campo de Gelo do sul da Patagônia, a terceira maior área de gelo do mundo, depois da Antártica e Groelândia. Essa é uma trilha oferecida apenas nos meses onde o clima é mais ameno, pela complexidade do caminho. Durante o trajeto os caminhantes passam por pontos como a Laguna Toro, o Glaciar Viedma e um mirante surpreendente com vista panorâmica do Campo de Gelo do sul da Patagônia.
Agora, se você, como muitos brasileiros, quer realizar o sonho de ver cenários nevados, El Chaltén também pode ser um ótima opção na Argentina. Principalmente para quem deseja ter contato com paisagens inteiramente cobertas de branco. Apesar de não possuir os famosos centros invernais onde pode ser praticado esportes da estação, como esqui e snowboard, há quem diga que os cenários da cidade ficam ainda mais charmosos durante o inverno. É possível fazer trilhas com raquetes (objeto que ajuda a caminhar com mais tranquilidade sobre o gelo),
Por estar dentro do Parque Nacional los Glaciares, também é possível utilizar o serviço das agências de turismo da cidade para conhecer outras áreas do parque, como o Perito Moreno, que fica mais próximo da cidade de El Calafate, o Glaciar Viedma, o maior da Argentina, e as navegações promovidas em outros lagos da reserva, como o Ríos de Hielo Express.

Trilhas em El Chaltén:

Foto: Hiroki Ogawa/ Wikimedia Commons 
Para compreender melhor as trilhas próximas de El Chalén, separamos por “zonas” as opções disponíveis para conhecer e desbravar as paisagens fascinantes da Patagônia argentina. Por exemplo, a trilha que guia os caminhantes até a Laguna de los Tres (ponto mas próximo do maciço Fitz Roy), possuí alguma bifurcações que seguem para outras atrações, como o Mirante Fitz Roy, a Laguna Capri e o Glaciar Piedras Blancas. São basicamente 4 zonas de trilhas: Fitz Roy, Cerro Torre, Lago del Desierto e outras opções mas próximas do centro da cidade.

– Trilhas região Monte Fitz Roy

Laguna Capri
Distância: 4km / Duração 1:45 min / Dificuldade: Média
Mirante Glaciar Piedras Blancas
Distância: 10 km / Duração: 3:30 min / Dificuldade: Média
Laguna Madre e Hija
Distância: 8 km / Duração: 2:15 min / Dificuldade: Baixa
Laguna de Los tres (Base Fitz Roy)
Distância: 10 km / Duração: 4:00 hrs / Dificuldade: Alta

– Trilhas Cerro Torre

Laguna Torre
Distância: 9 km / Duração: 3:00 hrs / Dificuldade: Média
Mirante Cerro Torre
Distância: 3 km / Duração: 1:15 min / Dificuldade: Média
Mirante Maestri
Distância: 11 km / Duração: 4:00 hrs / Dificuldade: Alta

– Trilhas próximas do centro da cidade:

Mirante dos Condores
Distância: 1 km / Duração: 0:45 min / Dificuldade: Baixa
Mirante das Águias
Distância: 2 km / Duração: 1:00 hr / Dificuldade: Baixa
Cachoeira Chorillo del Salto
Distância: 3 km / Duração: 1:00 hr / Dificuldade: Baixa
Loma del Pliegue Tumbado:
Distância: 12 km / Duração: 4:00 hrs / Dificuldade: Alta
Laguna Toro
Distância: 16 km / Duração: 7:00 hrs / Dificuldade: Alta
Piedra del Fraile (Ruta 41)
Distância: 6 km / Duração:  2:00 hrs / Dificuldade: Baixa
Glaciar Gagliero (Ruta 41)
Distância: 2 km / Duração: 1 hr / Dificuldade: Alta

– Trilhas na Reserva Provincial Lago del Desierto

Glaciar Huemul
Distância: 2 km / Duração: 1:00 hr / Dificuldade: Média
Punta Norte a Punta Sur
Distância: 14 km / Duração: 5:00 hrs / Dificuldade: Alta
Punta Norte ao Lago O’Higgins
Distância: 15 km / Duração: 5:00 hrs / Dificuldade: Alta

O que fazer em El Chaltén:

Foto: McKay Savage / Flickr

– Laguna de los Tres

Essa é a atração mais famosa de El Chaltén. A majestosa lagoa fica aos pés da montanha Fitz Roy e está entre as paisagens mais bonitas da América do Sul. O acesso é feito em uma trilha localizada no lado oposto da entrada da cidade, e o trajeto até a lagoa oferece três paradas para conferir outras atrações turísticas imperdíveis da cidade: um mirante para as montanhas próximas da cidade, a Laguna Capri e um mirante com vista exclusiva ao Cerro Fitz Roy.

– Laguna Torre

A Laguna Torre também está entre os passeios prediletos dos aventureiros que passam pelo destino. A trilha até a lagoa tem 9 km e passa por mirantes, bosques e campos amplos onde o caminhante pode desfrutar e observar diversas montanhas que rodeiam El Chaltén, entre elas  Cerro Torre, com impressionante 3.100 metros de altura. Durante os meses mais frios ainda é possível encontrar tempanos (icebergs) que se soltam das geleiras presentes ao redor da lagoa e repousam pelo lago.

– Mirador de los Conderes e Mirador de las Águilas

Essas duas atrações podem ser conhecidas em poucas horas de caminhada e são aconselhadas para todas as idades. Os mirantes estão localizados logo na entrada da cidade e são conectados pela mesma trilha. Como próprio nome já diz, esse é um local onde você poderá conferir de perto duas espécies de aves que habitam a Patagônia: a águia e o condor, uma das maiores espécies de aves do mundo.

– Glaciar Piedras Blancas

Essa incrível caminhada irá te aproximar a um dos glaciares formados pelo maciço Fitz Roy. Existem duas possibilidade de chegar ao mirante, a primeira é através da mesmo trilha que leva a Lagoa de los Três até o km 8 seguindo então para outra trilha que segue o Rio Blanco. A outra opção é iniciar uma trilha que tem início na Ruta 41.

– Cachoeira Chorillo del Salto

Essa é outra opção rápida e extremamente fácil para fazer em El Chaltén. A cachoeira fica à apenas 3 km do centro da cidade e sua trilha passa ao lado do Rio de las Vueltas. Você também pode optar em chegar ao Chorillo del Salto de carro e estacionar o automóvel a poucos metros da queda d’água.

– Laguna Capri

Com beleza impar, essa é uma das lagoas mais encantadoras da região. Para chegar à atração o visitante precisa caminhar por áreas belíssimas com campos abertos e um charmoso bosque que dá acesso a lagoa cercada pelo imponente Fitz Roy.

– Glaciar Viedma

Apesar de ser menos conhecido que o Perito Moreno, o Glaciar Viedma é o maior glaciar da Argentina e o 2º maior da América do Sul. Sua superfície possui 972km² e seu imenso pareão de gelo desaguá no Lago Vedma, bem próximo de El Chaltén. Durante o verão é possível conhecer a atração de três formas: navegando pelo lago Viedma, observando através de um mirante disponível no circuito Huemul ou caminhando sobre suas pedras de gelo nos tour do Ice trek, uma caminhada sobre a geleiro com a ajuda de crampons.

– Circuito Huemul

O Circuito Huemul não está entre os mais famosos trekkings da Patagônia mas merece a sua atenção. Ao todo são 4 dias passando por várias paisagens do Parque Nacional los Glaciares. Durante o trajeto os caminhantes passam por bosques, montanhas e campos de gelo. Um trekking exigente para que aqueles que desejam viver uma experiência diferente em uma regão selvagem da Patagônia.

Outros lugares para conhecer em El Chaltén:

  • Loma del Pliegue Tumbado
  • Laguna Viedma
  • Glaciar Huemul
  • Mirante Cerro Torre
  • Laguna Madre e Hija

0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts